quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Juventude bonfinense debate políticas públicas em 2ª Conferência Municipal



Jovens na faixa etária de 15 a 29 anos participaram nesta terça-feira (23) da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, coordenada pela Secretaria de Assistência Social de Senhor do Bonfim (Semas). A plenária aconteceu na Escola Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Colégio Modelo).

Sob o tema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, a 2ª Conferência tinha o objetivo de contribuir para o fortalecimento das Políticas Municipal, Estadual e Nacional de Juventude. Para atingi-lo, os jovens conferencistas debateram sobre cinco eixos temáticos: Direito ao Desenvolvimento Integral; ao Território; à Experimentação e qualidade de vida; à Diversidade e à vida segura e Direito à participação.

“A partir dos direitos que foram discutidos poderemos ver onde esses jovens estão inseridos, qual é a participação deles dentro do município” – afirmou a presidente do Conselho Municipal da Juventude Fabrícia Tenório, que também representa o setor dos estudantes universitários da Uneb.

Como o nome indica, esta foi a segunda conferência municipal realizada (a primeira ocorreu em 2008). De acordo com o representante da comissão organizadora da Conferência Estadual de Juventude da Bahia, Jabes Soares esta plenária é de grande relevância. “Este segundo processo é mais importante que o primeiro porque o estado precisa dar resposta para o que já foi discutido e a partir do que já foi construído, avaliar o que está certo e o que não está para avançar nas políticas de juventude” – esclareceu Jabes, que também integra a equipe organizadora do Programa Jovens Baianos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

Com base nas temáticas apontadas os grupos de trabalho levantaram uma série de propostas na direção de promover, qualificar e garantir a participação dos jovens na formulação e no controle das políticas públicas relacionadas a eles.
Abertura – Estiveram na cerimônia de abertura do evento, compondo a mesa, a secretária de Assistência Social Fátima Brasileiro, o vereador Gustavo Miranda, Helder Amorim da Direc 28, o vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude Leandro Feitosa, a estudante Monalisa Castro representando o Projovem e o vice-prefeito Aurélio Soares, representando o prefeito Paulo Machado.

O vice-prefeito aproveitou a oportunidade e dirigiu algumas palavras aos conferencistas: “Essa juventude é capaz de dizer: eu quero meu espaço para participar das grandes transformações sociais e políticas da cidade de Senhor do Bonfim, para dizer sim a determinado tipo de vida e de ser capaz de me interconectar com o mundo” – concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
FAÇA SEU SITE OU BLOG