Tem “algo mais” nestes primeiros dias de volta às aulas na Rede Municipal de Senhor do Bonfim. A comunidade escolar, movida por 10 mil e quinhentos alunos e centenas de professores, retoma as 67 escolas municipais preparados para dar uma sacudidela nos números historicamente lentos do desenvolvimento da Escola Básica, no semi-árido e no município. Redobrando esforços para acelerar as metas do Governo Cuidando da Nossa Gente, em busca de bons índices ao menor prazo, a Secretária Maria das Neves declarou textualmente: A Jornada Pedagógica foi intensa, renovadora, e estamos abrindo o ano letivo como se ela continuasse presente, como se não tivesse acabado, e de certa forma ela vai continuar.
A declaração da Secretária não foi só uma metáfora. Já ontem, em pleno dia de volta às aulas (7/2) estavam em sua agenda para contínuo diálogo com o Prefeito Paulo Machado temas como: Letramento, Alfabetização, Ambiente Escolar Coletivo, Desafios de Qualidade e Metas e Superações – todos eles de ponta e vivamente discutidos nas oficinas da semana de Jornada Pedagógica, aliás, das mais entusiastas dos últimos tempos.
Combate sistemático – Esses temas não estão na agenda de das Neves por coincidência. É para sua discussão permanente com as instâncias do mundo pedagógico que rege o Ensino Fundamental de Senhor do Bonfim. Dos profissionais do ensino aos moradores das comunidades. Segundo ela, quando o Prefeito Paulo Machado disse que a aplicação dos temas da Oficina é “atual”, ele se referiu ao futuro do “ato” daquele momento. “Sendo assim, a renovação da pedagogia de métodos e metodologias sairam da Jornada e já entraram no ano letivo, e devem perdurar até o resultado final”.
Ao se pronunciar sobre a abertura do ano letivo, o Prefeito reafirmou os itens considerados essenciais à formatação da Jornada e à Educação 2011. Recomendou constante avaliação, com identificação contínua dos pontos positivos e negativos, e o enfrentamento sistêmico destes em todos os setores da Educação no município. Contextualizou a relação de aplicabilidade do ensino nas escolas básicas com vistas à formação para a vida e para as faculdades, situou dificuldade apresentadas historicamente pelo município e regiões do semi-árido, acentuando a falta de estruturação na formação em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas. Mas disse contar com o empenho profissional dos lecionadores e lecionadoras da equipe municipal. Discorreu sobre a série de intervenções que vem fazendo na educação. Cerca de 40 ou mais projetos e programas da Semec estão voltados para melhorias: prevenção à saúde, formação de professores, alimentação etc. “Todo o esforço do governo pela educação segue o nosso olhar, na perspectiva de uma subida no nível do ensino/aprendizagem”, disse.
Criatividade – Para reforçar as medidas pedagógicas introduzidas, a gestão municipal ampliou o Projeto Baú que, em parceria com o MOC (Movimento de Organização Comunitária), vem sendo aplicado com sucesso na Educação Infantil. A grande novidade é que professores da própria Semec criaram um Projeto Baú similar para as faixas etárias do Maternal e Maternalzinho. O material pesquisado e selecionado para o Bauzinho “não é barato, mas é um projeto pedagógico inédito e apropriado”, disse-nos a coordenadora da área Iolanda Barreto. O governo já o assumiu e, com recursos próprios, o adotará na rede escolar, sede e distritos. São muitas as ações direcionadas para melhorar a avaliação do nosso Ideb.
Letramento – A busca de bons resultados por meio do letramento é bem aceita pela categoria. O método é prático e atraente ao professorado. Promete ótimos resultados por meio da reflexão, interpretação, compreensão de textos, leitura de mundo, função social e construção da autonomia, entre outros. O dicionário HOUAISS, 2004, define o conceito de Letramento como: conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. Está sendo adotado pela Educação municipal, também na educação infantil.
Responsabilidade – Na Jornada, o palestrante e pedagogo Jônathas Henrique Porto, oriundo da UEFS, foi escolhido pela especialidade e formação compatíveis com os fins do evento. Abordou dinâmicas variadas combinando-as com a ética do ambiente escolar. O cuidado com o Ensino Fundamental levou a várias mudanças. As reuniões mensais da Coordenação que acompanha o desenvolvimento do ensino passaram a ser quinzenais. A Maria das Neves avaliou esta redução como de “grande importância”. Vai permitir avaliações mais precisas, trará bons efeitos e melhor controle sobre eventuais distorções. “É uma prova também da
responsabilidade coletiva da Educação Municipal”. E analisou esta terça-feira (8) como um dia excepcional de atividades dos coordenadores, diretores e professores. Estão no espírito de perseguirem as metas estabelecidas na Jornada e por 15 dias farão o diagnóstico do alunado, em que estado estão para 2011.
Última geração – Na linha mais avançada de modernização do ensino, o Prefeito está equipando todas as nossas escolas com salas de informática. Os computadores e cursos específicos estão hoje no meio urbano e rural. Duas das maiores iniciativas pela qualidade da educação municipal estão na Escola Nívea Seixas, no Bairro Bonfim III e na Creche Infantil, no Alto da Maravilha, ambas com funcionamento de tempo integral, ambas em fase de construção e próximas da inauguração. Cada uma com investimento superior a R$ 1 milhão de reais.
Por Pedro castor e Britto Jornalista
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Jornada Pedagógica foi realizado com professores da rede municipal de Sr. do Bonfim
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