quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica foi realizado com professores da rede municipal de Sr. do Bonfim


Tem “algo mais” nestes primeiros dias de volta às aulas na Rede Municipal de Senhor do Bonfim. A comunidade escolar, movida por 10 mil e quinhentos alunos e centenas de professores, retoma as 67 escolas municipais preparados para dar uma sacudidela nos números historicamente lentos do desenvolvimento da Escola Básica, no semi-árido e no município. Redobrando esforços para acelerar as metas do Governo Cuidando da Nossa Gente, em busca de bons índices ao menor prazo, a Secretária Maria das Neves declarou textualmente: A Jornada Pedagógica foi intensa, renovadora, e estamos abrindo o ano letivo como se ela continuasse presente, como se não tivesse acabado, e de certa forma ela vai continuar.

A declaração da Secretária não foi só uma metáfora. Já ontem, em pleno dia de volta às aulas (7/2) estavam em sua agenda para contínuo diálogo com o Prefeito Paulo Machado temas como: Letramento, Alfabetização, Ambiente Escolar Coletivo, Desafios de Qualidade e Metas e Superações – todos eles de ponta e vivamente discutidos nas oficinas da semana de Jornada Pedagógica, aliás, das mais entusiastas dos últimos tempos.

Combate sistemático – Esses temas não estão na agenda de das Neves por coincidência. É para sua discussão permanente com as instâncias do mundo pedagógico que rege o Ensino Fundamental de Senhor do Bonfim. Dos profissionais do ensino aos moradores das comunidades. Segundo ela, quando o Prefeito Paulo Machado disse que a aplicação dos temas da Oficina é “atual”, ele se referiu ao futuro do “ato” daquele momento. “Sendo assim, a renovação da pedagogia de métodos e metodologias sairam da Jornada e já entraram no ano letivo, e devem perdurar até o resultado final”.

Ao se pronunciar sobre a abertura do ano letivo, o Prefeito reafirmou os itens considerados essenciais à formatação da Jornada e à Educação 2011. Recomendou constante avaliação, com identificação contínua dos pontos positivos e negativos, e o enfrentamento sistêmico destes em todos os setores da Educação no município. Contextualizou a relação de aplicabilidade do ensino nas escolas básicas com vistas à formação para a vida e para as faculdades, situou dificuldade apresentadas historicamente pelo município e regiões do semi-árido, acentuando a falta de estruturação na formação em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas. Mas disse contar com o empenho profissional dos lecionadores e lecionadoras da equipe municipal. Discorreu sobre a série de intervenções que vem fazendo na educação. Cerca de 40 ou mais projetos e programas da Semec estão voltados para melhorias: prevenção à saúde, formação de professores, alimentação etc. “Todo o esforço do governo pela educação segue o nosso olhar, na perspectiva de uma subida no nível do ensino/aprendizagem”, disse.

Criatividade – Para reforçar as medidas pedagógicas introduzidas, a gestão municipal ampliou o Projeto Baú que, em parceria com o MOC (Movimento de Organização Comunitária), vem sendo aplicado com sucesso na Educação Infantil. A grande novidade é que professores da própria Semec criaram um Projeto Baú similar para as faixas etárias do Maternal e Maternalzinho. O material pesquisado e selecionado para o Bauzinho “não é barato, mas é um projeto pedagógico inédito e apropriado”, disse-nos a coordenadora da área Iolanda Barreto. O governo já o assumiu e, com recursos próprios, o adotará na rede escolar, sede e distritos. São muitas as ações direcionadas para melhorar a avaliação do nosso Ideb.

Letramento – A busca de bons resultados por meio do letramento é bem aceita pela categoria. O método é prático e atraente ao professorado. Promete ótimos resultados por meio da reflexão, interpretação, compreensão de textos, leitura de mundo, função social e construção da autonomia, entre outros. O dicionário HOUAISS, 2004, define o conceito de Letramento como: conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. Está sendo adotado pela Educação municipal, também na educação infantil.

Responsabilidade – Na Jornada, o palestrante e pedagogo Jônathas Henrique Porto, oriundo da UEFS, foi escolhido pela especialidade e formação compatíveis com os fins do evento. Abordou dinâmicas variadas combinando-as com a ética do ambiente escolar. O cuidado com o Ensino Fundamental levou a várias mudanças. As reuniões mensais da Coordenação que acompanha o desenvolvimento do ensino passaram a ser quinzenais. A Maria das Neves avaliou esta redução como de “grande importância”. Vai permitir avaliações mais precisas, trará bons efeitos e melhor controle sobre eventuais distorções. “É uma prova também da
responsabilidade coletiva da Educação Municipal”. E analisou esta terça-feira (8) como um dia excepcional de atividades dos coordenadores, diretores e professores. Estão no espírito de perseguirem as metas estabelecidas na Jornada e por 15 dias farão o diagnóstico do alunado, em que estado estão para 2011.

Última geração – Na linha mais avançada de modernização do ensino, o Prefeito está equipando todas as nossas escolas com salas de informática. Os computadores e cursos específicos estão hoje no meio urbano e rural. Duas das maiores iniciativas pela qualidade da educação municipal estão na Escola Nívea Seixas, no Bairro Bonfim III e na Creche Infantil, no Alto da Maravilha, ambas com funcionamento de tempo integral, ambas em fase de construção e próximas da inauguração. Cada uma com investimento superior a R$ 1 milhão de reais.



Por Pedro castor e Britto Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
FAÇA SEU SITE OU BLOG