segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Senhor do Bonfim inaugura primeira pista de skate no norte da Bahia


O prefeito Paulo Batista Machado e o superintendente da Sudesb Raimundo Nonato Tavares (Bobô) comandaram na tarde de ontem (29), no Parque da Cidade, a festa de entrega à população da Pista de Skate Eduardo Terra Nova, a primeira implantada em todo o norte do estado da Bahia. No final da cerimônia, skatistas semiprofissionais e amadores das categorias 1 e 2, vindos de Salvador, Madre Deus, Juazeiro, Campo Formoso e locais exibiram números de habilidade nas rampas, caixas e obstáculos, sob aplauso do público presente.

Dimensões do equipamento – Com investimento na ordem de R$ 129 mil, resultado de parceria dos governos Cuidando da Nossa Gente e Bahia, Terra de Todos Nós, a pista possui mini-rampa de duas faces, boxes apropriados para manobras, caixas e corrimãos, arquibancada com capacidade para cerca de 200 pessoas e espaço reservado para pessoas com necessidades especiais. Ainda na área da pista de skate, estão instalados, em círculo, dez equipamentos integrados, modernos, práticos e específicos para aquecimento físico e musculação – que já vêm sendo utilizados por atletas de varias modalidades, sempre orientados por treinadores e profissionais de educação física. A pista faz parte das poucas estruturadas existentes no interior do estado, e em breve ela será dotada de refletores “para permitir atividade noturna”, como explicou Paulo Machado.

Bate-bola com skatistas visitantes

* Artur Lico, 27 anos, foi o primeiro a se exibir. É carioca, tem 16 anos de skate e 15 de residente em Salvador. “Para o ano quero ser profissional”. Quem o trouxe foi Oscar, velho skatista bonfinense que reside em Salvador. “O chão é lisinho, ótimo. Pista boa, bem feita. É praticável, show de bola”.

Artur abriu o verbo informar: “Skate é o 2º esporte mais praticado no Brasil. O estado de São Paulo tem mais de 100 pistas. O Rio de Janeiro tem dezenas. A de Porto Alegre é um luxo. Salvador tem quatro: Pituaçu, Barris, Imbuí e Stella Maris. No interior da Bahia não são muitas. A de Madre Deus é a melhor, e é das melhores do país. Perfeita. É bem projetada e bem distribuída. Tem qualidade, ou seja: um bom conjunto, uma boa distribuição dos obstáculos”. Camaçari tem duas boas pistas, Lauro de Freitas e Feira de Santana tem boas pistas também. Essa pista é uma grande arena, se torna mais importante ainda pelo valor que ela passa a ter para a região”.


* João Vitor (22) é de Madre Deus, pratica há três anos. Recentemente fui o 3º lugar na Bahia na minha categoria. Gostei da pista de Bonfim, o chão é punk. Já me disseram que vai ter iluminação. Isso é massa, ta ligado? Vai ficar melhor ainda.

* Rafael Anunciação é conhecido como “Kafa”, de Madre Deus. Nasceu em Santo Amaro. “Estou na categoria Amador-2. Acima da minha categoria estão Amador-1 e Profissional. Quero chegar lá. A pista de Madre Deus é a 3ª do Nordeste e a 10ª da América Latina no ranking da qualidade. Essa pista daqui é muito boa, apesar de ter um obstáculo em cima do outro. Acho que o corrimão em cima da caixa do box é uma perda de espaço. Mas isso não é defeito não. A pista é linda, ta beleza”.
Rampa agente faz pra poder subir, voar...
– “Obstáculos são as rampas, as bordas, as caixas. Digamos o que a estrutura física oferece de variedade para as manobras e graus de dificuldades. O chão é só para manobras simples.

– “Aquela mostrada no Esporte espetacular da Globo é do rol das mega-rampas, de alturas absurdas, superprofissionais. Mas tem profissionais que não andam nas melhores pistas e são extraordinários...
– “Os obstáculos surgiram das ruas, dos batentes, escadarias, corrimãos, rampas de deficientes físicos. Tudo isso a gente faz de rampa pra poder subir, descer, voar...

* Lucas Guimarães é o “Magáiver” (25), de Juazeiro. “Fiquei sabendo dessa pista de Bonfim ontem à noite (véspera). Tava navegando na net e só deu tempo de chamar a galera”. A galera que veio a Bonfim se completa com o Jeferson Santos, 22 de idade e seis de skate; Cândido Anchieta, 18 de idade e 11 de skate; e Luis Henrique (23), nove de skate. Este confessou: Eu vim com dez reais no bolso, mas está bom porque estou aqui. Lá em Juazeiro não tem pista nem apoio. A gente se vira, faz corrimão com ferro velho, faz caixote, faz rampa, inventa obstáculo. Corre atrás e improvisa. Usa banco de jardim como pista de skate, desce em rampas de calçadas, de asfalto, no meio dos carros. Aqui nem fomos convidados e o pessoal nos recebeu muito bem. Bonfim é cidade e estamos em casa. Fim de semana agora vai ser aqui.

* Abdias Junior, 26, veio de Campo Formoso (19). Ele foi avisado da inauguração pelo Bruno Michel, juntaram-se a Ariel Aranha, chegaram à Bonfim e deslizaram na pista desde cedo. “Foi melhor coisa que aconteceu para a região”, disse Abdias. “Vai ter altos campeonatos”. Quem vai organizar? “A galera toda vai saber hoje e amanhã e dessas cidades todas vem skatista prá cá.

Britto Jornalista

1 comentários:

Anônimo disse...

E triste ver que mesmo apos solicitações a pista foi construída com erros. Quem passa hoje pela pista pode ver:

- Falta de iluminação;
- Piso liso apenas em obstáculos (onde o correto seria em toda a pista, atelas estão se machucando bastante no piso áspero);
- Mal nivelamento das rampas;
- Mal posicionamento da mini-ramp (prejudicando e criando uma área de risco aos atletas);
- Falta de uma cobertura na arquibancada;
- Ausência de retas (45) para melhor acesso aos obstáculos FUNBOX I e FUNBOX II.
- chão e obstaculos já com rachaduras (menos de 1 mês de inauguração);

O mais triste é ver que estes erros foram alertados por atletas profissionais que vieram a pista quando ela ainda estava em inicio. Mesmo apos o alerta e as dicas destes, continuaram sem dar ouvidos.

Está ai pra quem quiser ver ( Vídeo de atletas falando dos erros ,na época em que a pista era apenas barro). link: http://www.youtube.com/watch?v=z409YZr0oqU (ou pesquisem no youtube "Entrevista tbl senhor do bonfim-BA.")

Somos gratos pela construção da pista, e a realização de sonhos de muitos, porem uma pista com erros vai prejudicar muitos atletas. E increível a falta de responsabilidade dos órgãos envolvidos, sudesb e outros, onde não procuram verificar se as obras estão sendo aplicadas como projetadas.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
FAÇA SEU SITE OU BLOG