Saúde em campanha para atingir metas de imunização
Atingir as metas de vacinação contra a Influenza (H1N1), preconizadas pelo Ministério da Saúde se configurou em um desafio que a Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim vem enfrentando há um bom tempo. E, surpreendemente, o principal inimigo não é o vírus da gripe, mas o mito que se criou em torno dos efeitos da vacina.
Mito – De acordo com o secretário de saúde, Francisco Lustiago o medo gerado em torno dela vem de antigos boatos surgidos entre a população que diziam que a vacina poderia levar os idosos a óbito. No entanto, Lustiago faz um alerta contra essa concepção: “Existem alguns mitos que devem ser quebrados. A vacina contra a gripe existe há doze anos e nunca houve registro de morte por causa dela. Isso é um absurdo” – afirma o médico.
Este ano, a fórmula da vacina recebeu um reforço. Ela é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus (em especial o da Influenza A) e a importância da participação da população na Campanha 2011 é ainda maior.
Meta – De acordo com a coordenadora do programa de vacinação da Semus, Rosane Belém a meta é imunizar mais de 13 mil e 600 pessoas no município. O público-alvo é composto por idosos acima de 60 anos (9.480), crianças de até dois anos de idade (1.893), gestantes (1.290) e profissionais que trabalham na área da saúde (989).
Por-Ascom Bonfim
sábado, 7 de maio de 2011
Contra a gripe e o mito
19:07
Pedro Castor
0 comentários:
Postar um comentário