sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeitura Municipal de Bonfim define Plano de Gestão Estratégica 2011


“Administrar é priorizar”. Foi com base nesta afirmativa que o Prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado presidiu a reunião do Plano de Gestão Estratégica 2011, nesta quarta-feira, no auditório do Sebrae.

Reunidos com toda a equipe de secretários, o prefeito e a assessora de Planejamento Estratégico, Nívea Lyra propuseram um debate entre as 11 secretarias, no intuito de corrigir e definir os objetivos a serem estabelecidos e percorridos, este ano, por todo corpo governamental. E cada secretaria ficou com o dever priorizar três objetivos, a serem perseguidos com transparência e visibilidade, definindo as ações a eles relacionadas.

A importância do Plano – Ainda de acordo com o prefeito, houve um corte de verba no valor de R$ 60 bilhões de reais por parte do Governo Federal, nos ministérios e emendas parlamentares dos quais os municípios dependiam e, em nível de estado, a perspectiva de injeção de recursos por parte do Governo Estadual é só para novembro.

Apesar de chamar a atenção para este dado, Paulo Machado esclareceu a importância da execução do Plano Estratégico, independentemente de qualquer corte: “Não se pode governar de modo pontual, com cada secretaria fazendo seus trabalhos de forma fragmentada. O pensamento do Governo é que ele planeje e tenha uma visão estratégica de suas ações. Isso é fundamental. E apostamos que daqui pra frente trabalharemos com mais conhecimento de causa”.

Sob este incentivo, secretários e assessores apresentaram, uma a uma, suas missões, visões e objetivos específicos a serem alterados. No entanto, o diferencial do encontro foi a articulação promovida entre as secretarias no intento de analisar os pontos propostos pelas demais.


Agenda de Trabalho – Na avaliação de Nívea Lyra, a participação de cada secretário na atuação de outra secretaria e do chefe de Governo foi primordial. “Isso dinamizou as informações e trouxe para todos um quadro do que está sendo feito”. Ela destacou o estabelecimento da Agenda de Trabalho, um instrumento de acompanhamento e implantação, específico do Plano. “Vamos abrir todas as etapas necessárias para a execução de cada ação e a partir dessa abertura, um grupo que será formado para acompanhar o desenvolvimento dessas etapas e através dos indicadores de desempenho o que foi e o que não foi feito para fazer as devidas correções”.


Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
FAÇA SEU SITE OU BLOG